sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

"Boo": primeira marca portuguesa de óculos sustentáveis



Um jovem empresário natural de Oliveira de Azeméis e residente em S. João da Madeira criou aquela que garante ser "a primeira marca portuguesa de óculos de sol em bambu", material a que atribui "excelentes propriedades e grande sustentabilidade".

Marco Santos pretendia lançar um negócio inovador, procurou "descobrir o que ainda não existia em Portugal" e optou por criar a "Boo", uma linha de óptica solar cujas armações define como "originais e amigas do ambiente".

Nessa escolha teve alguma influência o seu gosto pessoal pelo universo da moda e do design, "até porque é cada vez mais comum os homens também gostarem de acessórios", mas pesaram sobretudo as qualidades físicas e técnicas do bambu – que, como realça o empresário, "não é o mesmo que madeira". "O bambu é a planta com maior ritmo de crescimento em todo o mundo, tem espécies que chegam a crescer um metro por dia e continua a desenvolver-se mesmo depois de cortado", declara Marco Santos à Lusa.

"Além dessa vertente ecológica e sustentável, tem também a vantagem de não empenar como a madeira, não dilata com a humidade, flutua na água e é biodegradável", acrescenta.

Lançada em meados de dezembro, a marca Boo arranca com seis modelos de óculos unissexo, todos eles de fabrico manual e com lentes polarizadas. Cinco desses modelos têm as armações integralmente em bambu, um outro apresenta-se apenas em madeira e para cada versão há uma média de três cores diferentes disponíveis.

"A ótica implica um processo de fabrico mais difícil do que o mobiliário, por exemplo, porque envolve operações mais minuciosas e delicadas", esclarece o empresário. "Curiosamente, nós temos em Odemira o maior viveiro de bambu da Europa, mas quase não temos indústria nacional que aproveite esses recursos", lamenta.

Em fase de análise do respetivo pedido para registo de patente, a coleção Boo começou por estar disponível ao consumidor apenas no site da marca.


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