sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Designer lança projeto on-line de moda de comércio local do Porto

A plataforma chama-se "Baixa Online" e está disponível na Internet, desde Maio, com o objectivo de dinamizar o comércio da Baixa e Zona Histórica da cidade do Porto com a venda de produtos e divulgação de estabelecimentos comerciais.

Para já, o "Baixa Online" – presente no domínio www.baixa-online.com – está em fase "piloto", conforme descreveu à Agência Lusa a sua principal promotora, Régia Machado, e tem por base a cidade do Porto, podendo, mais tarde, vir a estender-se a outras localidades.



O mercado principal é a moda. O objectivo da plataforma divide-se por dois canais: "Colocar acessível na Internet o catálogo e informação das lojas que se associem ao projeto e promover a venda de produtos de forma fácil e simples", explicou a designer gráfica.

Apesar de o projecto, que esteve "em estado de maturação" durante algum tempo, só ter arrancado em Maio deste ano, Régia Machado garantiu à Lusa que já "existem vendas efectivas tanto em território nacional como internacional". 

Para já, foram nove as lojas portuenses que aderiram a esta plataforma com marcas dedicadas a acessórios e vestuário para mulher, homem e criança. Apesar do optimismo face ao projecto, a responsável confessa que tem vindo a encontrar em alguns comerciantes "a desconfiança natural perante um projecto novo". "Andámos a desbravar terreno. Abordámos as lojas e explicámos o nosso conceito. E notámos a desconfiança dos lojistas, sobretudo dos mais velhos e tradicionais, para coisas novas e não palpáveis, como é o mundo digital. Alguns nem site na Internet têm. Mas a adesão tem sido boa e crescente, porque é uma ferramenta que faz falta para ajudar a promover o comércio local", disse Régia Machado, acrescentando que a ideia de criar o "Baixa Online" surgiu exatamente quando "passeava pelas ruas do Porto" ou quando procurava moradas ou informação e não encontrava dados na Internet.

Além deste serviço de compra e divulgação de produtos, que inclui promoções e passatempos, o "Baixa Online" conta com uma novidade, um serviço de consultadoria de moda, prestado pela psicóloga, Helena Martins, que se associou a este projeto há poucas semanas.

Régia Machado garante que esta plataforma não tem por objectivo "substituir a venda", mas sim "acrescentar valor" ao acto de comprar e investir no comércio local, até porque "muitas vezes as pessoas que visitam a plataforma só o fazem para ver o catálogo, preferindo dirigir-se às lojas para a compra final", porque o importante é "multiplicar visitantes do site em compradores de artigos do Porto e no Porto", gerando "mais economia".

Sem comentários:

Enviar um comentário