quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dove Real Beleza



A campanha “Retratos da Real Beleza”, da Dove, conquistou um sucesso poucas vezes visto na propaganda mundial. É  o vídeo publicitário mais assistido da história do YouTube e já supera 164 milhões de acessos, além de ser vencedor do prémio principal do Festival de Cannes 2013, o Grand Prix. E também tem conceito e criação totalmente brasileiros.

O minidocumentário é obra da agência de publicidade Ogilvy Brasil, parte do conglomerado de comunicação WPP, que recebeu o pedido da Unilever para produzir uma campanha global para a marca Dove.
O que eles não imaginavam é a enorme repercussão que seria alcançada. O segredo por trás do sucesso é ser uma campanha que “sai do mundo da publicidade”, explica Ricardo Honegger, diretor de contas da agência. "A peça transformou-se numa experiência social, com um conceito ao mesmo tempo simples e verdadeiro. É facto que as mulheres do mundo inteiro têm em comum a autocrítica excessiva. Descobrimos numa pesquisa de mercado global que apenas 4% sentem-se seguras em relação à sua aparência", explica.
No vídeo, o artista forense americano Gil Zamora faz retratos-falados das mulheres com base na sua autodescrição, e depois de acordo com o testemunho de terceiros. O comercial conseguiu mostrar, com sensibilidade, que todas as voluntárias se enxergavam de uma maneira pouco generosa.
”Recebemos o pedido de resgatar o conceito da 'Real Beleza', uma assinatura forte da Dove, e entre todas agências dentro do conglomerado, venceu a ideia da Ogilvy Brasil", conta Honegger. Segundo o diretor, os criativos receberam liberdade total na escolha de mídia e formato, e a escolha foi priorizar a internet. Com a aprovação do cliente, uma equipe enxuta teve pouco mais de três meses para criar toda a ação, um prazo curto para uma empresa global, destaca.

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