terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vem aí o maior arquivo digital de moda europeia

Europeana Fashion é um arquivo digital, online e público, dedicado à história da moda europeia. Está disponível a partir de 2 de Maio.
Foi lançado a 1 de Março de 2012, mas é no dia 2 de Maio deste ano, que o site Europeana Fashion entra verdadeiramente em funcionamento.

Europeana Fashion é um arquivo de moda online, que reúne mais de 100 mil artefactos digitais

Com o objectivo de preservar o património cultural e artístico da história de moda europeia, o projecto vai disponibilizar, em formato digital, milhares de artefactos que ao longo dos séculos marcaram a evolução da moda. No total, são 12 os países europeus envolvidos no projeto, que envolve prestigiados museus e instituições como o Victoria and Albert Museum de Londres e o Les Arts Décoratifs, de Paris.

O projecto consiste na criação de um portal público, que possa facilmente ser acedido por qualquer pessoa - dos trabalhadores da área da moda aos simples curiosos. Quando o conteúdo estiver disponível, os utilizadores podem pesquisar informação através de quatro critérios distintos: data, designer, item ou palavra-chave. Uma vez selecionada a imagem pretendida, têm acesso a uma vasta informação sobre o item em questão, bem como uma opção de visualização detalhada.

Do Europeana ao Europeana Fashion

Há cerca de quatro anos online, o europeana.eu é a maior biblioteca digital da Europa. Atualmente inclui cerca de 24 milhões de artefactos digitais variados, como a Mona Lisa de Da Vinci ou a Bíblia de Gutenberg. Apesar da variedade, Alessandra Arezzi Boza e Marco Rendina, da fundação Italiana Fondazione Rinascimento Digitale, acharam que os conteúdos dedicados à moda eram escassos.
Perante esta realidade, tiveram a ideia de desenvolver um site semelhante, inteiramente dedicado à arte de bem vestir. Uniram-se ao Mode Museum da Bélgica, que trabalhava numa ideia semelhante, e agora, passados dois anos, preparam-se para se mostrar ao público.
Para já, arrancam com uma coleção de cerca de 100 mil artefactos, mas o objectivo é atingir os 700 mil até Março de 2015. O conteúdo é vasto, e vai desde imagens de desfiles, a vídeos, blogs, exemplares de convites de desfiles, e mesmo um arquivo de revistas e jornais que remonta ao século XVIII.

Ciclo de Conferências

Paralelamente, o Europeana Fashion prepara também um ciclo de conferências de moda. A primeira, "The Fashion Industry and the GLAM Community", está já agendada para 17 e 18 de abril, em Florença, Itália.
E enquanto o arquivo não está online, já é possível aceder ao site, e acompanhar o desenvolvimento da base de dados, ter informação sobre diversos eventos de moda na Europa, ou descobrir um pouco mais acerca do projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário