sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Criações de designers de moda portugueses em exposição em Londres

Criações de nove designers de moda portugueses estão a partir desta sexta-feira em exposição na embaixada de Portugal em Londres, no âmbito da Semana da Moda da capital inglesa.
 
Esta exposição faz parte do ‘International Fashion Showcase 2013’ [mostra internacional de moda], um desafio lançado pelo British Council, em parceria com o British Fashion Council, a 27 embaixadas em Londres, como parte integrante da programação da London Fashion Week, no sentido de promover novos talentos do mundo da moda.
Para representar Portugal, foram selecionados estudantes, recém-licenciados e criadores experientes, que produzem não só roupa, como acessórios e joalharia.



A maioria dos participantes, em declarações à Lusa, espera que esta participação traga, acima de tudo, contactos.
Ana Margarida Silva, 23 anos, licenciada em Design de Moda e Têxtil pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, e Catarina Ferreira, de 27, que estudou na Escola de Moda do Porto, têm esperança, “sobretudo, que [a exposição] possa vir a abrir portas no mundo da moda”.
“Ambiciono reconhecimento que se traduza em redes de contacto, futuros projetos, colaborações, disponibilidade e cooperação com a indústria”, disse Fernando Domingues, 21 anos, licenciado em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, com um percurso misto por São Paulo.

António Vaz, 21 anos, estagiário da designer de moda bósnia radicada em Lisboa Lidija Kolovrat, espera conseguir “uma integração no mundo da moda a um nível mais profundo e um impulso a nível de desenvolvimento de carreira”.

Com mais experiência na área, Maria Ana Duarte Silva (Janis Dellarte), que frequenta um mestrado em design têxtil no Royal College of Art, na capital britânica, em vez de olhar para esta oportunidade como um trampolim para a ribalta da moda internacional, só pensa em aprender técnicas tradicionais, como a tapeçaria de Arraiolos ou os bordados de Guimarães e Viana do Castelo.

Maria Ana, 23 anos, estreou-se na ModaLisboa em outubro do passado. É nesta iniciativa em Portugal que Valentim Quaresma, o mais experiente de todos os participantes, apresenta habitualmente as suas criações.
O designer de joias, 43 anos, que já apresentou também peças em Barcelona, Espanha, e Maastricht, Holanda, acredita que estar na exposição em Londres “vai trazer bastante visibilidade ao trabalho de todos os participantes”.

O único repetente na semana de Moda de Londres é João Pedro Filipe, 29 anos, vencedor do prémio ‘Young Creative Fashion Entrepeneur’ do Fashion Hub em 2012.
O designer apresentou em outubro em Londres a primeira coleção da marca de calçado Sr.Prudêncio, no âmbito da Plataforma de Moda - Fashion Hub, criada ao abrigo da Capital Europeia da Cultura Guimarães2012, em parceria com o British Council.
Para João Pedro Filipe, que considera a capital inglesa, “uma excelente montra para jovens designers e marcas, estar presente pela segunda vez consecutiva numa semana de moda como a de Londres permite voltar a contactar com aqueles que viram a primeira coleção e estão expectantes para ver o que vamos apresentar e perceber a evolução da marca”.

Sem comentários:

Enviar um comentário