terça-feira, 17 de maio de 2011

Festival de Cinema de Cannes - uma História

Madonna em Jean-Paul Gaultier, em 1991

Com a primeira edição em 1946, a origem do Festival de Cinema de Cannes baseou-se em motivações principalmente políticas.

O objectivo era criar um festival de cinema internacional onde a arte e a liberdade de expressão estivessem na ordem do dia, sem repressões nem influências partidárias. Ao longo dos anos, o certame ganharia algum allure em torno do lado mais social e do estilo dos seus intervenientes. Talvez até mesmo como consequência do glamour dos seus intervenientes: foi em Cannes que estrelas como Brigitte Bardot atingiram a ribalta, enquanto se passeava pelas praias da cidade, em 1953.

Hoje em dia, o mundo está de olhos postos não só nas películas que aí ganham prestígio, mas na mediática passadeira vermelha, que angaria tanta atenção como as red carpets hollywoodescas. Por isso, associar os principais nomes internacionais a esta zona da Riviera Francesa por alturas do evento cinematográfico tornou-se, actualmente, passatempo trivial.

Desde a graciosidade de Grace Kelly, nos anos 50, até Madonna com Jean Paul Gaultier, nos anos 90, foram muitas e de alto gabarito as celebridades que, no séc XX, fizeram História e tornaram memorável cada edição do Festival de Cannes.

Sem comentários:

Enviar um comentário