quarta-feira, 16 de março de 2011

Day 3 - ModaLisboa 20 Years Love - Aforest Design / Lara Torres / Valentim Quaresma

Aforest Design/ Lab

Mais do que uma exposição, uma verdadeira encenação.
A designer Sara Lamúrias brindou os convidados presentes no MUDE no terceiro dia com um conceito diferente e inovador.

Foi assim que Aforest Design estabeleceu uma parceria com a marca Burel. "The Birdwatchers" é o resultado desta parceria e toma o formato de uma colecção onde constam produtos, acessórios e peças de vestuário fabricadas em Burel.



Para os menos atentos, o matéria-prima tradicional portuguesa, 100% lã, produzida na antiga fábrica Império, ainda em funcionamento na Vila de Manteigas. O sucesso é já internacional, sendo que os pedidos nacionais e internacionais são cada vez maiores.

Os tons da colecção só podem estar em sintonia com a vida bucólica da Serra da Estrela, sendo que os verdes, cinzentos, mel, branco são as cores dominantes.

 
Lara Torres / Lab

 
Trata-se de um projecto de pesquisa baseado numa abordagem experimental, intitulado “An impossible wardrobe for the invisible”. Este projecto foi realizado com a bolsa de especialização da Fundação Calouste Gulbenkian.
Esta abordagem experimental, significa aqui que qualquer uma das acções que terão tido lugar durante o projecto tinham um resultado imprevisível. Significando isto que cada peça é única e não poderá ser repetida. Sendo o resultado sempre diferente a cada vez que são interpretadas.
O conjunto de sete vídeos tem por base a criação de peças de vestuário temporárias, que foram produzidas com o objectivo de ser destruídas. Referem-se a uma perda do objecto e à documentação desta perda. A acção de “apagar” as peças deixa um vestígio (as costuras) traduzindo uma forte relação com a memória e com o esquecimento.

Foi um projecto em co-realização com Pedro Fortes, e interpretado pelos actores/performers: Joana Areal, Miguel Bonneville, Diogo Bento, Yann Gibert, Eduardo Petersen, Sofia Dias, Vitor Roriz, Teresa Nobre, Andrea Brandão, Liz Vahia e Sofia Pimentão.




Valentim Quaresma – Mude
Valentim Quaresma inaugurou a sua exposição no MUDE, enquadrado no programa “Love”. Criador de jóias é pouco para definir Valentim. É, acima de tudo, artista plástico.
Na mostra podemos ver peças do artista, numa exposição inspirada nos alquimistas, onde Valentim diz ter feito “pesquisas dos materiais que usavam, com o objectivo de chegar a um conceito de criação para o meu trabalho”.


Os alquimistas misturavam várias artes e ciências: Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. É esta mistura que Valentim Quaresma quis transmitir neste trabalho. Adiantou ainda que “com 20 anos de carreira, esta exposição é como um apanhado desse período e, talvez, um ponto final de um conceito”. As peças expostas eram elaboradas com metal, acrílico e vidro.

Sem comentários:

Enviar um comentário