quarta-feira, 9 de março de 2011

36.ª edição ModaLisboa @ LOVE

Pátio da Galé e MUDE acolhem 24 apresentações das tendências do próximo inverno
A celebrar vinte anos sobre a sua criação, a ModaLisboa regressa entre quinta-feira e domingo ao renovado Pátio da Galé e ao MUDE para a 36.ª edição, onde 24 desfiles e exposições revelam as tendências do próximo inverno.


A semana da moda da capital portuguesa, a “primeira a nascer” depois das “fashionweeks” dos grandes palcos da moda (Paris, Milão, Nova Iorque e Londres), decorre sob o tema “Love” num espírito de consolidação do positivismo, do caráter inovador e da energia conquistados ao longo dos anos.
“A ModaLisboa continua ‘up to date’ e muito visionária”, assegura à Lusa a diretora da Associação ModaLisboa, que organiza o evento em parceria com a Câmara de Lisboa e teve este ano um período ainda mais apertado (dez dias) para as montagens.
Eduarda Abbondanza sublinha, no entanto, que os holofotes não serão desviados das coleções de mais de 20 criadores e marcas: “Nesta edição iniciamos as comemorações a partir desta temática e dos materiais gráficos, mas os vinte anos serão comemorados ao longo do ano”.
O lançamento de um livro e uma festa de aniversário são duas das iniciativas previstas, que serão divulgadas ao longo do ano.
Depois de uma edição no Mercado da Ribeira, o regresso ao Pátio da Galé, que esteve entretanto em obras, não garante que este se torne a casa definitiva do certame, já que a associação mudará os escritórios para o local e o espaço poderá não ser suficiente para acolher também os desfiles.
O calendário da iniciativa, que decorre também no vizinho Museu do Design e da Moda (MUDE), tem como novidades o regresso da marca de pronto-a-vestir Lanidor, a primeira participação da dupla Os Burgueses (na plataforma LAB) e uma exposição de jóias de Valentim Quaresma (a primeira apresentação de joias da ModaLisboa).
A passerelle principal é inaugurada na quinta-feira por Ricardo Preto, Pedro Pedro e Alves/Gonçalves, seguindo-se, na sexta-feira, as apresentações de Luís Buchinho, Katty Xiomara e Ana Salazar.
No sábado o programa arranca com exposições de Lara Torres, Valentim Quaresma e aforestdesign e prossegue com Ricardo Andrez, Filipe Faísca, Aleksandar Protic, Lidija Kolovrat, Lanidor, Alexandra Moura, Maria Gambina e Nuno Baltazar.
Nuno Gama tem honras de encerramento no domingo, mas antes revelam-se ainda as propostas de Vítor, White Tent, Miguel Vieira, Os Burgueses, Dino Alves e Ricardo Dourado.
A primeira edição da ModaLisboa realizou-se a convite da câmara em abril de 1991, no São Luíz, onde foram apresentadas 11 coleções. No ano anterior houve ainda uma edição zero, inserida nas Festas da Cidade.


Após uma interrupção em 1994 e 1995, foi criada a Associação ModaLisboa, que hoje produz o evento sobretudo com financiamento privado, cabendo 28 por cento do investimento ao município.

1 comentário: